Villa Matarazzo Cabernet Sauvignon 2018
Edição Campanha Gaúcha, Brasil
O nascimento de um grande projeto, em uma pequena barrica e raras garrafas
Diretor Jayme Monjardim apresenta seu novo lote de vinhos em evento na capital gaúcha, no próximo dia 27 de agosto.
Bons vinhos da Routhier e Darricarrere foram degustados em 2017, em Garibaldi, durante as filmagens da novela “Tempo de Amar”. A sutileza do “Salamanca do Jarau”, com todo o vínculo com a arte e detalhes, fortaleceu a percepção de que no Brasil estão surgindo excelentes vinhos de autor e cativou a sensibilidade de Jayme Monjardim.
“Quando me confiaram este projeto, ficou claro para mim que a busca pela excelência era o caminho. Esta primeira edição é memorável e vai marcar o caminho dos vinhos tintos da Villa Matarazzo.” Neste foco, o enólogo Anthony Darricarrére esperou o momento adequado: envelhecer em barricas novas uma ótima safra para assim dar vida ao primeiro vinho tinto do projeto no Brasil. A safra de 2018 foi a escolhida pois seu resultado na Campanha Gaucha expressou em grande estilo o potencial da variedade Cabernet Sauvignon.
O sonho se concretizou com a participação da artista plástica Canadense Sophie Brouillet, uma reconhecida pintora da arte equestre a nível internacional. Conseguiu-se assim juntar 2 paixões de Jayme Monjardim: o Cavalo Crioulo estampado no rótulo e o vinho de altíssima qualidade..
“A importância do Cavalo Crioulo na Campanha Gaucha é enorme, ele defendeu e alimentou a região. O dito entre os gaúchos é que o Estado do Rio Grande se fez no lombo de um cavalo crioulo. Hoje apresentamos um vinho que vem de uma região demarcada e defendida na peleia de ginetes. Através desta raça rústica, uma homenagem a este legado”. (Anthony Darricarrére)
Assim, a Villa Matarazzo, que já possui os Espumantes Maysa Brut e Rosé, elaborados no Rio Grande do Sul, apresenta agora seu vinho tinto brasileiro. São apenas 275 garrafas numeradas, nascidas em Rosário do Sul/RS. A coordenação do projeto e comercialização é da Vinho & Arte, da enóloga Maria Amélia Duarte Flores.
“A paixão de Jayme Monjardim pelos gaúchos e paisagens do nosso estado é expressa em muitas de suas obras, tanto no cinema quanto televisão. Esta junção da arte equestre, com o trabalho impecável e sério do Anthony, traz um vinho que vai muito além de uma simples garrafa: é um sonho para ser bebido, vivido, apreciado. Um marco histórico para o vinho brasileiro.”, afirma Maria Amélia.
Jayme Monjardim estará presente no evento de lançamento, com degustação do vinho, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de agosto, na Vinho e Arte / Plaza São Rafael (Av Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). Ingressos poderão ser obtidos a R$ 195,00 – incluindo mesa de queijos e frios especiais, serviço de espumantes e vinhos – pelo link.

