Vindima Goethe: Experiências remetem ao passado e enaltecem vivências da cultura italiana

Vindima Goethe: Experiências remetem ao passado e enaltecem vivências da cultura italiana

O dia ensolarado poderia ser mais um de praia, mas para Vito Fluck Corbellini, 12 anos, foi uma aventura inusitada. Ele e a família deixaram o litoral catarinense para vivenciar a colheita da uva na cidade de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, dentro da programação da 12ª Vindima Goethe. Um dos momentos mais divertidos e apreciados pelos turistas foi o ritual da pisa com os pés, dentro de uma mastela de madeira. “Foi muito legal e diferente”, afirmou Vito completando que irá contar aos colegas a experiência no retorno das aulas.

Degustação de vinhos e apreciação da gastronomia típica no complexo turístico Vigna Mazon também fizeram parte do roteiro da família. Uma verdadeira imersão na cultura italiana. “Provamos produtos da uva Goethe. Foi tudo ótimo. Essa atmosfera com as uvas no parreiral remete ao colonial. Viver essa experiência, a cultura, é uma sensação de alegria. A pisa é algo único. É inimaginável isso perto do nosso litoral. A cultura italiana é rica e nos faz ter vontade de conhecer profundamente. Valeu a pena o passeio. Nem tudo é só praia”, salientou a empresária do ramo hoteleiro da Praia do Rosa, Simone Fluck.

O segundo final de semana da Vindima Goethe 2020 superou as expectativas e contou com a visita de centenas de turistas. Alguns também participaram do ‘merendin’ promovido na Vinhos Trevisol na tarde de sábado (25). A paisagem rural e histórica foi contemplada pelos visitantes enquanto apreciavam cestas com lanche típico colonial e degustação de vinhos e suco de uva.

PASSEIOS DE TREM
A celebração da colheita da uva segue até o dia 2 de fevereiro com ações nas vinícolas, principalmente no final de semana. As vinícolas Casa Del Nonno, De Noni, Trevisol e Vigna Mazon terão atendimento diferenciado para receber os turistas. Na vinícola De Noni, na manhã do dia 1º de fevereiro, o visitante terá a possibilidade de acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas, a primeira etapa de elaboração de vinhos.

No domingo, 2 de fevereiro, dois passeios turísticos de trem serão promovidos envolvendo a Prefeitura de Urussanga em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. Com partida da estação ferroviária de Urussanga e duração de duas horas, o atrativo contempla apresentações artísticas e culturais enquanto a locomotiva retorna ao município. As passagens devem ser adquiridas antecipadamente mediante contato na própria estação através do telefone: (48) 3465-6238.

SAIBA MAIS
A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.

Texto: Eliana Maria Maccari