Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

Vinhos da Campanha Gaúcha

Curso de Vinhos da Campanha Gaúcha

Imersão ao Terroir de excelência do Brasil para a produção de vinhos finos. Você irá aprender sobre as características da região como solo, clima, castas e produtores.

As aulas serão realizadas dentro de vinícolas da região como Guatambu Estância do Vinho, Vinícola Peruzzo e Vinícola Estância Paraizo. Serão degustados vinhos de diversas vinícolas da Campanha Gaúcha e as aulas serão ministradas por professores da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).

São onze os municípios que formam esta região que se estende da fronteira com a Argentina e que segue quase toda a extensão da fronteira sul com o Uruguai até terminar na Serra do Sudeste. Os primeiros registros de vitivinicultura nesta região datam de 1888 com a Vinícola Marimon, em Bagé. Porém, foram nos últimos 40 anos que a atividade atraiu novos investidores que já fazem desta área a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do Brasil. Atualmente, a Região da Campanha já se encontra em estágio final para conquistar a Indicação de Procedência que garantirá maior controle de todas as etapas de produção das vinícolas associadas.

Com localização geográfica privilegiada a Região da Campanha encontra-se entre os paralelos 29º e 31º, os mesmos de outras regiões de excelência mundial na produção de vinhos finos como a África do Sul, Austrália e Argentina. O clima com verões quentes e invernos rigorosamente frios, assim como as baixas altitudes típicas de planície garantem as condições necessárias para a produção de castas vitiviníferas de qualidade diferenciada.

Rica em história e berço da cultura tradicional do Gaúcho, foi na Região da Campanha que aconteceram as mais importantes batalhas para definir as fronteiras do Brasil ainda na época do Império Português. Posteriormente, também foi na Região, que importantes revoluções como a Farroupilha ocorreram. Os visitantes podem encontrar além de paisagens únicas do bioma Pampa, Estâncias Crioulas centenárias, cidades que preservam em seus prédios e ruas uma parte da história do Brasil, Gastronomia rica em produtos locais e uma população que ainda hoje preserva viva a cultura original do Rio Grande do Sul.

julho 12 2019

Detalhes

Data: 12 de julho, 2019
Horário: 19:00
Preço: R$1120 – R$1400
Evento Categorias: ,
Site: Ir ao site do Evento

Local

Vinícola Guatambu Estância do Vinho

Rodovia BR-293, Km 265, s/n Zona Rural, Dom Pedrito - RS, 96450-000
Dom Pedrito, RS Brasil

+ Google Map