12ª Vindima Goethe abre oficialmente com colheita simbólica

12ª Vindima Goethe abre oficialmente com colheita simbólica

O extenso parreiral cultivado sobre solo histórico da Estação Experimental da Epagri de Urussanga foi o cenário escolhido para a abertura oficial da 12ª Vindima Goethe na tarde desta sexta-feira, dia 17, na cidade de Urussanga, na região Sul de Santa Catarina. A região reconhecida com Indicação de Procedência celebra a colheita da uva, em especial da rara variedade, até o dia 2 de fevereiro.
O ato foi prestigiado pelo diretor presidente interino da Epagri, representando o Governo de Santa Catarina, Giovani Canola Teixeira, representantes do Poder Executivo e Legislativo Municipal, da associação ProGoethe, de instituições de ensino, produtores, vinicultores e imprensa. Em seu discurso, Teixeira enalteceu a importância do território e as potencialidades do Estado, além de expor os projetos desenvolvidos pela Epagri em pesquisa e assistência para apoio aos produtores de uva e vinho.
Após os pronunciamentos, ao redor de uma mesa de produtos da agricultura familiar, as autoridades comemoraram a abertura oficial com um brinde de espumante Goethe e realizaram a acolheita simbólica junto com a realeza da Festa do Vinho. Em 2020, a 12ª Vindima Goethe traz novidades. Serão 3 finais de semana de celebração com ações nas vinícolas. A programação inicia neste sábado, dia 18, na Casa Del Nonno, aos domingos, na Vigna Mazon, e nas próximas semanas, nas vinícolas De Noni e Trevisol.

Ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos, visitação ao processo de produção, manifestações artísticas e culturais, são alguns dos atrativos na programação. Além destas ações pontuais, as vinícolas terão atendimento diferenciado para receber os turistas. No encerramento da Vindima Goethe 2020, no dia 2 de fevereiro, passeios de trem estão agendados e ainda restam vagas. A expectativa é receber mais turistas em comparação as edições anteriores.

TOMBO DA POLENTA
Outra tradição durante a Vindima Goethe, no Sul de Santa Catarina, é a realização de uma missa dedicada ao padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente. O ritual acontece na noite do dia 22 de janeiro, na Igreja Matriz de Urussanga. Após a celebração, os visitantes são acolhidos na praça central para o tradicional tombo da polenta gigante feito pelo grupo Amici Della Polenta, distribuição gratuita do prato típico, comercialização de sucos, vinhos e espumantes, e atração musical com a Orquestra Municipal.
SAIBA MAIS
A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.